Quando entrei no quarto, aquele cheiro nauseabundo quase me soltou o vómito. Não sabia o que fazer, mas o desaparecimento dela justificava que tivesse lá entrado. Ao meu redor, tudo estava espalhado em desordem, como se um furacão tivesse agitado as areias daquela praia.
A confusão era tanta que mal se via. Era uma confusão total. Suspeitei que tivesse sido alguém a fazer aquela confusão toda. Comecei a pensar. No quarto deparei com algo estanho. Fui lá ver e…nada.
Subitamente, espreitei para aquele recanto de onde saía uma luz ténue. Havia uma massa indefinida no chão. Aproximei-me cautelosamente.
Aquela massa não me era estranha. Havia uma silhueta a sair daquela luz. Fui lá ver o que era e reparei que ela estava morta. E eu… ali… incapaz de a salvar.
É por tudo isto que ainda hoje penso que nunca estamos bem. A vida é um oceano de atribulações; umas vezes resistimos-lhes, outras naufragamos.
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Como sabes, o Portefólio Digital individual é uma ferramenta que elegemos como central no processo de avaliação. Tinhas de lançar 18 trabalhos elaborados por ti na aula e devidamente acompanhados e revistos pelo teu professor. Esses trabalhos eram:
ResponderEliminar1- Introdução;
2- Tradição oral: provérbios;
3- Tradição oral: adivinhas;
4- Tradição oral: lengalenga;
5- Tradição oral: quadras;
6- Tradição oral: Conto popular O Caldo de Pedra – guião de BD e quadrinização;
7- Tradição oral: Conto popular O Carvoeiro – reconstituição da narrativa;
8- Tradição oral: lendas – selecção, síntese e apresentação de uma lenda de Portugal;
9- Tradição oral: Lenda do Milagre das Rosas – reconstituição do diálogo havido entre o rei D. Dinis e a rainha Santa Isabel;
10- Narrativa literária: Saga, de Sophia de Mello Breyner Andresen – reconstituição de um hipotético diálogo travado entre Hans e a mãe;
11- Texto lírico: Instrução Primária, de Miguel Torga – acróstico;
12- Narrativa fílmica: Master and Commander – recepção pessoal do filme;
13- Narrativa fílmica: Master and Commander – recepção da informação do filme;
14- Narrativa literária: Vontade de Aprender (in Vagão Jota, de Vergílio Ferreira) – painel com segmento narrativo e ilustração;
15- Narrativa diarística: O Diário de Anne Frank – acróstico;
16- O anti-semitismo: - narrativa fílmica (A Vida É Bela) – recepção pessoal do filme;
17- O anti-semitismo: - narrativa fílmica (A Vida É Bela) – recepção da informação do filme;
18- Narrativa literária: A Mão do Semeador (in Aparição, de Vergílio Ferreira) – reconstituição de uma narrativa paralela suscitada pelo estudo desta unidade.
Um dos parâmetros em que foste avaliado foi, justamente, o do número de trabalhos; valia 60%.
Outro foi o da apresentação geral do portefólio (15%), bem assim como a sua personalização (5%).
A terminar, a correcção/adequação dos trabalhos (15%) e a existência de trabalhos-extra (5%).
Esta é a tua avaliação:
Nº de trabalhos - 40% (12)
Apresentação geral – 7%
Personalização – 2%
Correcção/adequação – 8%
Trabalhos extra – 0%
Nota final do Portefólio: 57%
Nota: Já sabes que, a partir deste momento, vamos prosseguir com o trabalho neste portefólio; melhora-o e torna-o valioso, à tua imagem.
O Formador: Jorge Pimenta